O IAT (Instituto de Artes, Cultura e Ciências do Triângulo) acredita na produção literária como uma das contribuições que se pode dar a uma sociedade melhor. Por isso, ao longo de sua história, realizou 11 edições do Concurso Literário Estudantil, com a participação de alunos das redes pública e privada de Uberlândia.
Em 2016, depois de um intervalo de cinco anos, o Concurso Literário está de volta. Dessa vez, terá como tema Uberlândia de Ontem e Sempre, com o objetivo de gerar uma reflexão sobre a a cidade em que crianças e jovens querem viver no futuro, tendo como base o espaço urbano que seus pais e avós construíram até hoje.
O principal desafio é fazer com que os jovens pesquisem e produzam textos voltados para pensar a cidade em que vivem, os espaços que frequentam, os traços culturais, sociais e econômicos e ambientais da cidade. Por que somos assim? Quais fatores contribuíram para determinados comportamentos? O que poderemos ser no futuro? Que Uberlândia sonhamos para as novas gerações?
O Concurso Literário foi organizado a partir de nove linhas temáticas, em que o grau de dificuldade aumenta de acordo com o ano escolar. Como fonte de pesquisa, eles contarão com as informações do projeto Uberlândia de Ontem e Sempre, que faz um resgate da história da cidade em três formatos: um programa de televisão, uma revista e sites na internet.
Professores e alunos uberlandenses são os nossos convidados para participarem do Concurso Literário Estudantil. Os melhores textos serão publicados em uma antologia e os estudantes e professores reconhecidos com premiação e certificado.
Para ler o regulamento na íntegra, clique no link: Concurso_Literário Estudantil_Edital
Olá, boa tarde.
Meu nome é Flávia, sou professora da rede municipal de ensino, da E. M. Profª Iracy Andrade Junqueira, e vou inscrever meus alunos no concurso.
Gostaria de saber se as produções dos alunos tem que ser digitalizadas ou digitadas.
Desde já agradeço.
Um grande abraço.
Oi Flávia, respondi pelo seu email, mas vai por aqui também. Os textos devem ser digitados, com até 30 linhas e salvos no formato PDF. Obrigada pelo interesse em participar.