Detalhes

Adicionado por em 2013-11-08

No quadro Made in Uberlândia, exibido na edição 415 do programa Uberlândia de Ontem e Sempre, a história da criação do Freio Carneiro. Trata-se de uma invenção de Antônio Carneiro, da década de 1960, criada para evitar o furto de automóveis.
O filho do inventor, Villal Carneiro, relembra que o primeiro protótipo foi criado depois do furto de uma valiosa caixa de ferramentas, que estava dentro de uma caminhonete parada na porta da casa da família. A invenção chamava-se Sensibilizador e era um precursor dos alarmes sonoros atuais.
Posteriormente, após muitos estudos e pesquisas, ele criou o sistema que ficaria conhecido como Freio Carneiro, que controlava o sistema de frenagem dos veículos e impedia que os carros saíssem do lugar. O amigo Paulo Salvador, que o ajudou no desenvolvimento da ideia, lembra que em 1969 a produção já estava funcionando em pleno vapor e a invenção começava a tornar-se conhecida nacionalmente. Os princípios do equipamento continuam sendo utilizados até hoje.
Programa 415, segundo bloco.
O programa Uberlândia de Ontem e Sempre é aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e tem patrocínio da Algar.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*