A história de Olga Del Fávero é contada nesse novo episódio do projeto História nas Escolas, exibido na edição 432 do programa Uberlândia de Ontem e Sempre. Ela é patrona de uma das escolas municipais da cidade e teve sua vida pesquisada e contada por alunos que fizeram parte do projeto. Trata-se de uma parceria entre Close Comunicação, Nós Projetos de Comunicação, Memória e Cultura, Instituto Algar (projeto Algar Lê) e Cemepe (Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz).
Foram entrevistados três de seus ex-alunos, cada um com um conjunto diferente de memórias. Wilson Silva lembra de Olga e suas irmãs como excelentes professoras, sempre estudiosas e dedicadas à educação. A educadora Marli Bernardes destaca a beleza da caligrafia da antiga professora. Bila Drummond resgata o parentesco com Cipriano Del Fávero, pai de Olga, construtor responsável pelo prédio onde hoje funciona o Museu Municipal (Palácio dos Leões), na praça Clarimundo Carneiro.
O sobrinho de Olga, Ivan Del Fávero, lembra de uma história antiga, ligada ao nome da professora. Segundo ele, na certidão de nascimento de Olga Del Fávero constava o nome de Helena, mas ela foi batizada como Olga e passou a ser conhecida dessa maneira. Programa 432, segundo bloco.
O programa Uberlândia de Ontem e Sempre é incentivado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e tem patrocínio da Algar.
em 2014-01-18