Detalhes

Adicionado por em 2014-01-04

Na edição 430 do programa Uberlândia de Ontem e Sempre, continuam sendo exibidas as matérias do projeto História nas Escolas, desenvolvido em parceria entre Close Comunicação, Nós Projetos de Comunicação, Memória e Cultura, Instituto Algar (projeto Algar Lê) e Cemepe (Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz). Nesse programa, serão mostradas as escolas municipais Carlos Tucci e Ladário Teixeira.
Na Escola Municipal Carlos Tucci foram entrevistados os filhos do patrono da instituição: Carlos Eduardo e Alessandro Tucci; sua esposa, Noeli Petri Tucci; o irmão Alfredo Tucci e  Maria Rita Barbosa, coordenadora da inspeção escolar. Carlos Tucci veio para Uberlândia na década de 1940. Era contador, mas trabalhou também como locutor de rádio e galã de rádio novelas.
Para contar a história de Ladário Teixeira foram entrevistados a musicista Cora Pavan Caparelli, que foi amiga da família de Ladário Teixeira; o músico Dimas Garro, que coordena uma oficina de sopro e Robson Borges, musicista. Ladário Teixeira criou um saxofone que leva seu nome, a partir de adaptações propostas para melhorar algumas notas. Para os entrevistados, ele foi responsável pela reinvenção desse instrumento, tirando dele sons que poucos imaginavam ser possível.
No quadro Papo Geraes, Celso Machado continua a entrevista com o professor Valdemar Firmino de Oliveira, que teve seu nome escolhido para batizar uma escola municipal, em homenagem feita pelo ex-prefeito Virgílio Galassi.

O programa Uberlândia de Ontem e Sempre é incentivado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e tem patrocínio da Algar.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*